Durante um estágio no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) no primeiro semestre de 2017, José Borges, estudante de Comunicação e Relações Públicas no Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, teve a oportunidade de liderar uma iniciativa de levar estudantes dos PALOP para estudar no Grupo UNIS com custos reduzidos.Parcerias concretas foram estabelecidas com representantes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe durante um congresso internacional organizado pela universidade brasileira em maio de 2017.
Em entrevista à Voz da América, Borges contou que o projeto teve êxito.“Num curto espaço de tempo conseguimos levar sete alunos africanos: quatro de Angola, dois de Cabo Verde e um de Moçambique”.
Embora os estudantes tenham chegado algumas semanas após o início do ano letivo na universidade, Borges disse que eles estão correndo atrás do tempo perdido, e que a adaptação em termos gerais está a ser boa com todos os alunos.
“Há muito empenho, mesmo eu não estando no Brasil, o pessoal do gabinete de Relações Internacionais está muito empenhado em fazer com que tudo corra na maior perfeição possível”.
Mesmo a oito mil kilômetros de distância, Borges continua a acompanhar o projeto e a ter contato com os estudantes e a universidade.Depois de terminar o estágio no Brasil em junho do ano passado, voltou a Portugal para concluir o último ano da licenciatura.
Ele espera que no próximo ano estudantes da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe também façam parte do grupo que já está a estudar no sul de Minas Gerais.
Para ficar informado, envie um email para africa@unis.edu.br
WhatsApp +55 35 998 183 831
Confira também a entrevista para saber mais sobre a iniciativa e quais são os planos de José Borges para o futuro.
Your browser doesn’t support HTML5