"Para impedir que novos casos entrem em nossas costas, suspenderemos todas as viagens da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias. As novas regras entrarão em vigor sexta-feira à meia-noite. Essas restrições serão ajustadas de acordo com as condições no terreno. Havera isenções para os americanos que foram submetidos a exames apropriados ". (Donald Trump)
Sob pressão para agir, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira, 11 de março, suspendeu todas as viagens da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, a partir desta sexta-feira, a fim de combater o coronavírus.
Trump disse que as restrições de viagem não se aplicavam ao Reino Unido mas não forneceu uma lista de países, dizendo simplesmente que as restrições se aplicavam a toda a Europa.
"Estamos a mobilizar todo o poder do governo federal e do setor privado para proteger o povo americano", acrescentou Trump. "Este é o esforço mais agressivo e abrangente para enfrentar um vírus estrangeiro na história moderna".
Enquanto o mercado de ações dos Estados Unidos sofreu, esta quarta-feira, outra queda devido a preocupações com o vírus, Trump disse que tomaria medidas de emergência para fornecer alívio financeiro aos trabalhadores que estão doentes, em quarentena ou cuidando de outros devido à doença.
Disse ainda que instruira o Departamento do Tesouro a adiar pagamentos de impostos sempagamento de juros ou multas para certas empresas e indivíduos afetados. Trump acrescentou que também estava a instruir o Departamento para Pequenos Negócios a fornecer capital e liquidez às empresas afetadas pelo vírus.
(Reuters)