Nomeação unânime
O comandante das forças americanas e da NATO no Afeganistão, o general David Petraeus, foi confirmado no cargo de director da CIA.Esta votação no Senado Americano abre caminho para que um dos mais prestigiados oficiais generais americanos assuma a liderança dos serviços secretos, a CIA.
Como o têm feito desde que o presidente Barack Obama o indigitou para o cargo, os senadores não regatearam elogios ao general Petraeus antes de depositarem os seus votos, confirmando a sua nomeação.
A presidente da Comissão dos Serviços Secretos do Senado, Diane Feinstein, frisou que Petraeus vai liderar a CIA num momento particularmente perigoso, com guerras no Iraque e no Afeganistão e com a continuação das operações militares na Líbia.Disse Feinstein:“Penso que a sua experiência militar será útil. Penso que a sua capacidade analítica será também muito útil. E, eu realmente acredito que ele é o homem certo para o cargo”.
Também o senador Saxby Chambliss, o chefe de fila dos republicanos naquela comissão, não levantou qualquer reserva à nomeação do general Petraeus.Disse Chambliss:“Como combatente, ele traz uma perspectiva única, tendo visto pessoalmente o valor táctico de informações secretas precisas e atempadas. Numa era de cooperação sem paralelo entre a CIA e o Departamento da Defesa, esta experiência irá beneficiar não só os militares, como os serviços secretos e o povo americano”.
O general David Petraeus substitui na direcção da CIA, Leon Panetta, que transita da CIA para a liderança do Pentágono, substituindo, por sua vez, o secretário da Defesa Robert Gates, que vai para a reforma.