Benedito Daniel reeleito presidente do PRS

  • VOA Português

Benedito Daniel, líder do PRS e deputado à Assembleia Nacional de Angola

Ele obteve 671 votos a favor, 303 delegados abstiveram-se, 26 votos em branco e um nulo.

O presidente do Partido da Renovação Social (PRS), em Angola, Benedito Daniel, foi reeleito para um novo mandato no V Congresso que teminou na quinta-feira, 3, em Luanda.

Depois da desistência de Sapalo António, que manifestou profundas divergências com a organização do congresso, e da rejeição da candidatura de Gaspar Fernandes, Benedito Daniel foi o único candidato ao cargo.

Veja Também Angola: PRS, a encruzilhada de um partido com consequências imprevisíveis

Ele obteve 671 votos a favor, 303 abstiveram-se, 26 votos em branco e um nulo.

No seu discurso de vitória, Daniel reiterou a sua defesa do federalismo “como sistema para uma distribuição justa das riquezas e justiça social” e reconheceu “ter consciência dos desafios que tem em mais um mandato”.

Veja Também PRS: Congresso revela falta de democracia interna dos partidos angolanos

No congresso participaram 1001 delegados que elegeram ainda os 241 membros do Comité Central, aprovaram a ata e o relatório do congresso anterior e definiram estratégias e programas do partido.

A instalação do poder local e as consequentes eleições autárquicas também foram alvo dos congressistas.

Veja Também Candidatos à chefia do PRS querem mudança

Recorde-se que o congresso devia ter sido realizado no ano passado, mas foi adiado em duas ocasiões depois do Tribunal Constitucional ter aceite uma providência cautelar intentada por Sapalo António que considerou ter sido afastado ilegalmente da corrida à liderança do partido.

O PRS tem dois deputados na Assembleia Nacional.

Fundado a 18 de novembo de 1990, o PRS teve apenas dois presidentes, Eduardo Kuangana, que liderou o partido da centro-esquerda até 2017, e Benedito Daniel, que o sucedeu.