Especialista descreve situação de alarmante
No Namibe estão a aumentar os casos de tuberculose infantil e as autoridades culpam isso em vários factores desde a subalimentação à transmissão vinda dos familiares.
Your browser doesn’t support HTML5
Semanalmente, os hospitais Municipais registam um número elevado de crianças com patologias da tuberculose, que depois são encaminhadas para o hospital especializado, o sanatório do Namibe.
A Directora do Sanatório, Elisa Silvestre confirma o número cada vez mais crescente de crianças provenientes dos diversos Municípios da província com a patologia da tuberculose.
Aquela responsável disse que não tem sido fácil criar condições de acomodação das crianças doentes, no universo de pacientes adultos.
O supervisor provincial dos serviços de saúde para a Tubérculos, Sebastião Telo disse que em termos de dados estatísticos, a situação é alarmante, impondo-se medidas sérias para travar a proliferação da doença nas comunidades.
Aponta a falta de cuidados, de alimentação adequada e o contágio de mãe para o filho como sendo prováveis causas que levam as crianças á contaminação da tuberculose.
Durante três dias, 25 técnicos de saúde pública que trabalham na área da tuberculose encontram-se reunidos, numa reflexão que tem a ver com as fórmulas de como podem ajudar pessoas com tuberculose, doença em franca progressão nos dois trimestres do ano em curso.