A população residente na cidade de Nampula fez fortes denúncias ao ministro do Interior Alberto Mondlane, sobre o mau funcionamento da Polícia da República de Moçambique.
Intervindo num encontro popular num dos bairros da capital do norte, residentes disseram que os agentes policiais, trabalham sob os efeitos de álcool, praticam prisões arbitrárias, torturas e fraco patrulhamento, principalmente na calada da noite.
Para além dessas preocupações, as populações falaram da burla que certos agentes da polícia têm protagonizado e apontaram como vítimas pessoas que estejam a viajar. No bairro de Carrupeia, onde o ministro Alberto Mondlane realizou o encontro popular, um jovem foi espancado até encontrar a morte, por indivíduos a monte. Populares pediram ao ministro o esclarecimento do caso. Uma outra questão levantada naquele encontro, relaciona-se com a falta de identificação para os membros do policiamento comunitária, que muitas vezes são confundidos com malfeitores.
Entretanto, o ministro Alberto Mondlane, reconheceu fragilidades no seio da corporação, mas não respondeu as preocupações apresentado, limitando-se apenas em dizer que as preocupações são reais e que vão merecer a atenção necessária.
Depois disso, pediu para que a população não se canse de denunciar aqueles que perturbam a ordem e tranquilidade públicas dentro das comunidades.
Esta é a primeira visita de trabalho de Alberto Mondlane a província de Nampula e deverá permanecer até ao próximo dia 21.