O Vice-presidente Fernando Dias dos Santos “Nandó’’ visitou a pediatria nesta terça-feira e deixou uma grande promessa - a construção de um novo hospital.
Esta tarde, no interior do recinto, defronte a estrutura principal, prevaleciam alguns vestígios da passagem da segunda figura da República de Angola.
Caixas contendo um aparelho completo de raio X, estampadas com dizeres, “Oferta de Sua Excelência Vice-Presidente”, isto além da ambulância. Cá fora familiares, aguardavam por notícias dos internados como é de hábito.
Reagindo à construção do hospital, uns diziam que não tinham ouvido falar, enquanto outros diziam preferir ver para crer.
De acordo com o pessoal de serviço, por razões que não dominam ainda, o hospital esteve com pouco movimento ontem, talvez razão pela qual Fernando Dias dos Santos “Nandó’’, se tenha entusiasmado com o cenário que encontrou contrário ao quadro pintado pela imprensa, como fez questão de sublinhar.
Comparativamente com a nossa visita anterior, a impressão com que fiquei é de que havia pelo menos mais iluminação na sala das Urgências.
Cá fora, estancaram-se as águas das fossas que escorriam em direcção ao rio Seco. Alguns arranjos que deixam indicações de melhorias, ainda que paliativos!
Opinião com a qual não concordou a chefe de turno, Dra Ondina Fortunato.
“Não é pela iluminação. Que me diga que o número de doentes tenha reduzido um pouco, acredito que sim, mas pelas outras condições não” disse a médica.
Os números continuam a não falhar, segundo a responsável. Múltiplos internamentos numa só cama continuam a fazer a triste realidade. Mais de 70 crianças, para pouco mais de 30 camas.
“Nas últimas vinte e quatro horas foram observados 350 doentes e foram internados 102 doentes. Tivemos uma média de 10 óbitos, sendo 7 aqui na urgência e 3 nas enfermarias”
Mas é o grito de dor das mães pela perda do filho, acabada de anunciar, que faz o ambiente externo... Uma senhora saída disparada da sala de reanimação, atira-se desesperadamente à estrada, interrompendo o apertado trânsito da hora de ponta.