Guiné-Bissau: Rui de Barros é 1º Ministro
Rui Duarte de Barros é o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau nomeado esta Quarta-feira, pelo presidente Serifo Nhamadjo.
A nomeação deste antigo comissário Bissau-guineense na UEMOA e ex-ministro das finanças, seguiu-se a assinatura esta tarde em Bissau do Pacto de Transição entre o Parlamento e os partidos políticos da oposição.
Rui de Barros fazia parte de uma lista de várias personalidades bissau-guineenses cujos nomes estiveram em debate nos últimos dias entre o Comando Militar, o Presidente da República de Transição, Serifo Nhamadjo e os partidos políticos com vista a formação do aguardado governo de transição.
Esta nomeação decorre por outro lado num constexto em que parecem estr em curso os primeiros passos para a normalização da vida política e o retorno a ordem constitucional. Para já, o novo primeiro-ministro deverá apresentar o seu elenco governamental que deverá resultar das negociações entre os partidos signatários do Pacto de Transição desta Quarta-feira.
Este novo documento define as regras do jogo político durante os 12 meses de transição. Ele estipula também que tanto o Presidente da República e o Primeiro-ministro de Transição poderão concorrer as próximas eleições presidenciais ou legislativas.
O Pacto prorroga por outro lado a presente legislatura do parlamento cujo fim esta previsto para o próximo mês de Novembro. Os ainda deputados vão continuar em funções até ao final do processo de transição.
Ouça a reportagem de Lássana Cassamá enviada de Bissau...