Parlamento Juvenil reúne-se em Nampula
O Parlamento Juvenil na região norte do país acusou nesta terça-feira o governo moçambicana de nada estar a fazer no sentido de salvaguardar os interesse dos jovens nos diversos megaprojectos principalmente os de âmbito mineiro.
Segundo os jovens como consequência da falta de politicas claras e sustentáveis na exploração mineira em Moçambique, faz com que os jovens fiquem cada vez mais vulneráveis e sem acesso a riquezas através dos megaprojectos.
O seminário que juntou jovens membros do parlamento juvenil das províncias de Nampula, Cabo Delegado e Niassa, foi co-organizado entre o Parlamento Juvenil moçambicano e o Centro de Pesquisa Konrad Adenauer com objectivos de divulgar as politicas e os desafios da participação dos jovens na política, na democracia multipartidária e boa governação.
Os jovens defenderam durante os debates a necessidade de o governo de Moçambique implementar políticas que possam permitir o enquadramento dos jovens nos megaprojectos.
Para além do tema, megaprojectos em Moçambique, acesso à riqueza para jovens ou desequilíbrio social, os jovens discutiram durante os dois dias da conferência, temas como, desafios da participação política da juventude no contexto da democracia e boa governação e o sistema político e estabilidade social. Este último tema foi analisado à luz da revisão constitucional.