Mau tempo nos Estados Unidos faz 30 mortos

Localidades do Centro e Sul atingidas com gravidade

Pelo menos 30 pessoas morreram na sequência da passagem de fortes tempestades, na tarde e noite de sexta-feira, por vários estados do Midwest e do Sul dos Estados Unidos. A prioridade das equipas de socorro passa agora por encontrar sobreviventes entre os destroços das centenas de casas destruídas.

As primeiras mortes foram noticiadas durante a tarde de ontem no estado do Indiana, atingido em simultâneo por vários tornados. A localidade de Marysville foi descrita como estando totalmente destruída.

Assim que se registou uma acalmia, as autoridades lançaram uma vasta operação para limpar estradas e encontrar sobreviventes entre os destroços, havendo informação de dezenas de pessoas desaparecidas, incluindo um rapaz de nove anos. A imprensa local noticiou que uma família de quatro pessoas foi encontrada morta em casa, no condado de Washington, e vários corpos foram localizados dentro de automóveis arrastados pelos tornados.

As tempestades – que atingiram boa parte do Midwest e se estenderam a partes dos estados do Alabama, Tennessee e Florida – ocorreram dias depois de uma outra frente meteorológica ter atingido uma região próxima, provocando 13 mortos.

Ao final da tarde de sexta-feira, perante o agravamento da situação, o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta de tornados para toda a região, avisando em particular para a intensidade dos ventos previstos para o Indiana.