Angola inicia o ano novo com combustíveis mais caros .
O governo anunciou que a partir de hoje acabaram os subsídios ao gasóleo cujo preço sobe de 90 Kwanzas para 135 Kwanzas o litro.
Por outro lado o preço da gasolina, já a ser comercializado há alguns meses sem subsídios, sobe de 115 Kwanzas para 160 Kwanzas o litro.
Além do gasóleo e da gasolina, também o petróleo iluminante e o gás doméstico sofrem aumentos a partir de hoje
Os preços dos combustíveis em Angola têm vindo a aumentar regularmente desde o início do ano passado quando o governo iniciou um programa de redução de subsídios .
Os subsídios aos combustíveis estavam avaliados em anualmente em vários milhares de milhões de dólares
O Fundo Monetário Internacional tem vindo a advogar o fim desses subsídios afirmando que isso deve ser usado em programas de apoio aos mais pobres que não beneficiam dos subsídios aos combustíveis.
O ministério das finanças angolano concorda com esta análise afirmando em comunicado afirmando que a adopção de "preços realistas " e o reforço dos programas de cunho social, permitem reduzir as desigualdades sociais, na medida em que o valor da subvenção em termos absolutos beneficia mais aos grupos mais favorecidos, e para os derivados do petróleo, estimula a prática do contrabando do combustível nos países vizinhos".
Analistas afirmam que o aumento dos preços dos combustíveis irá necessariamente resultar num aumento do custos de transportes e devários produtos.