Estado financia projectos para deficientes no Kwanza Sul

South Sudanese President Salva Kiir (left), Ugandan President Yoweri Museveni (C.) and South Sudan Vice President James Wani Igga (right) stand to attention as South Sudan marks its 4th anniversary of independence on Thursday, July 9, 2015.

Mais de 1.750 benificientes e familiares vão beneficiar dos projectos.
O presidente da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (Anda) Silva Lopes Etyambulo anunciou que quatro projectos serão desenvolvidos na província do Kuanza-Sul. No total serão beneficiados, numa primeira fase, 1750 deficientes e familiares

Your browser doesn’t support HTML5

Ajuda aos deficientes no Kwanza Sul - 2:47


A Anda tem pela primeira vez verba própria do Orçamento de Estado para fazer avançar alguns projectos na província do Cuanza-Sul. O primeiro visa criar uma cooperativa para promoção da pesca artesanal.

O segundo projecto pretende construir quiosques que ajudem os deficientes a desenvolver as suas actividades económicas.

Por outro lado, a Associação Nacional dos Deficientes de Angola vai investir no apoio social, comprando chapas e outros materiais de construção, a começar no município do Seles, onde existe um grande número de deficientes com residências a necessita de uma atenção especial.

Silva Lopes Etyambulo disse à VOA que a associação vai ajudar também esposas e filhos dos deficientes tendo em conta o elevado número dessa franja da sociedade.

Instado a pronunciar-se sobre os valores que o executivo disponibilizou, Silva Lopes Etyambulo não os revelou mas confirmou que os mesmos já estão na conta bancária da instituição filantrópica que dirige:

«No que tange aos projectos sobretudo da Anda a nível provincial é satisfatório porque conseguimos dar os valores necessários", disse.

Na ocasião o presidente da Anda anunciou que no imediato serão ajudados 1750 deficientes e familiares.

A província do Cuanza-Sul tem um universo de mais de 50 mil deficientes, muitos dos quais fora do controlo da ANDA.