Acidente de helicóptero que matou o Presidente do Irão foi causado pelo mau tempo

  • Reuters

ARQUIVO - Uma mulher iraniana segura um cartaz do falecido Presidente Ebrahim Raisi, no centro de Teerão, Irão, a 20 de maio de 2024.

O acidente de helicóptero que culminou com a morte do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, foi causado principalmente pelas condições meteorológicas, que incluíam um denso nevoeiro, informou a televisão estatal iraniana no domingo, 1, citando o relatório final da investigação sobre o incidente.

Veja Também Presidente do Irão morre em acidente de helicóptero

O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, um homem da linha dura que era visto como um potencial sucessor do líder supremo Ayatollah Ali Khamenei, morreu quando o seu helicóptero se despenhou em maio numa região montanhosa perto da fronteira com o Azerbaijão.

“A principal razão da queda do helicóptero foram as condições meteorológicas complicadas na região”, concluiu o relatório final, segundo a televisão estatal iraniana.

Uma espessa massa de nevoeiro fez com que o helicóptero que transportava Raisi e os seus companheiros se despenhasse contra a montanha, segundo o relatório emitido por uma alta comissão encarregada pelos militares iranianos de investigar o incidente.

Veja Também Casa Branca apresenta condolências ao Irão, lembrando que Ebrahim Raisi tinha “muito sangue nas mãos”

Em maio, um relatório preliminar das forças armadas iranianas indicava que não tinha sido encontrada qualquer prova de crime ou de atentado durante a investigação.