Links de Acesso

Casa Branca apresenta condolências ao Irão, lembrando que Ebrahim Raisi tinha “muito sangue nas mãos”


Ebrahim Raisi, Presidente do Irão, que morreu num acidente
Ebrahim Raisi, Presidente do Irão, que morreu num acidente

O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, tinha “muito sangue nas mãos”, disse a Casa Branca esta segunda-feira, 20, depois de Washington ter apresentado as condolências pela morte do lider num acidente de helicóptero.

A afirmação foi feita pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos repórteres, lembrando que Raisi era responsável por abusos “atrozes” dos direitos humanos no Irão e que apoiou grupos terroristas como o Hamas e o Hezbolah.

John Kirby acrescentou: “como em qualquer outro caso, certamente lamentamos em geral a perda de vidas e oferecemos condolências oficiais conforme apropriado”.

Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e outras autoridades foram encontrados mortos esta segunda-feira, 20, no noroeste do país, onde o helicóptero em que seguiam no domingo caiu, informou a imprensa estatal.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto e indicou o vice-presidente Mohammad Mokhber para assumir o Executivo até à eleição de um novo Presidente, que deve acontecer dentro de 50 dias.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Ali Bagheri Kani, foi nomeado ministro das Relações Exteriores interino.

A imprensa estatal informou que as equipas de resgate encontraram os destroços nas primeiras horas de hoje, quase 24 horas após o helicóptero ter caído, alegadamente devido ao mau tempo que se fazia sentir perto de Varzaqan, na província iraniana do Azerbaijão Oriental.

Fórum

XS
SM
MD
LG