Links de Acesso

Ucrânia precisa de armas de longo alcance, diz Zelenskyy


ARQUIVO - O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy faz uma pausa durante a sua conferência de imprensa em Kiev, a 15 de julho de 2024.
ARQUIVO - O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy faz uma pausa durante a sua conferência de imprensa em Kiev, a 15 de julho de 2024.

Moscovo afirma que não ataca alvos civis na Ucrânia

A Ucrânia precisa de armas de longo alcance para proteger as suas cidades e tropas na linha da frente das bombas e drones russos, afirmou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy no domingo, após um ataque maciço de drones e mísseis durante a noite.

A Rússia lançou o seu quinto ataque de drones contra Kyiv em duas semanas durante a noite, com os sistemas de defesa aérea da Ucrânia a destruírem todas as armas aéreas antes de chegarem à capital, disseram os militares ucranianos.

Militares ucranianos procuram por drones durante um ataque russo em Kiev, Ucrânia, a 21 de julho de 2024.
Militares ucranianos procuram por drones durante um ataque russo em Kiev, Ucrânia, a 21 de julho de 2024.

A força aérea ucraniana disse no Telegram que os seus sistemas de defesa aérea destruíram 35 dos 39 drones e dois mísseis de cruzeiro que a Rússia tinha lançado durante a noite. As armas, segundo a força aérea, tinham como alvo 10 regiões da Ucrânia.

Não ficou imediatamente claro quantos drones foram lançados contra Kyiv. Serhiy Popko, chefe da administração militar da capital ucraniana, disse no Telegram que não se registaram vítimas nem danos significativos.

“Só durante a noite passada, o exército russo usou quase 40 'Shaheds' contra a Ucrânia. O importante é que a maioria deles foi abatida pelos nossos defensores do céu”, disse Zelenskyy no Telegram, referindo-se aos drones.
O eurodeputado afirmou que era necessário destruir os bombardeiros russos nas bases aéreas russas para proteger a Ucrânia dos ataques aéreos.

“As nossas capacidades suficientes de longo alcance devem ser uma resposta justa ao terror russo. Todos os que nos apoiam nesta questão apoiam a defesa contra o terror”, disse Zelenskyy.

Zelenskyy renovou o seu apelo aos aliados ocidentais para que autorizem ataques de longo alcance contra a Rússia, na sexta-feira, em Londres, dizendo que a Grã-Bretanha deveria tentar convencer os seus parceiros a eliminar os limites à sua utilização.

No final da cimeira em Washington, a Rússia aumenta a pressão sobre a NATO
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00

Os membros da NATO têm adotado diferentes abordagens sobre a forma como a Ucrânia pode utilizar as armas que doou. Alguns deixaram claro que Kyiv pode usá-las para atingir alvos dentro da Rússia, enquanto os Estados Unidos adotaram uma abordagem mais restrita, permitindo que as suas armas sejam usadas apenas dentro da fronteira da Rússia contra alvos que apoiam as operações militares russas na Ucrânia.

A Rússia lançou três mísseis balísticos Iskander, informou a força aérea ucraniana, sem dizer o que lhes aconteceu.

A administração militar da região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, fronteira com a Rússia, disse no Telegram que um míssil russo danificou infraestruturas críticas no distrito de Shostkynskyi da região.

A administração não forneceu pormenores sobre as infraestruturas atingidas.

A Rússia não fez qualquer comentário imediato sobre os ataques. Moscovo afirma que não ataca alvos civis na Ucrânia.

“Estes ataques sistemáticos (...) com drones provam mais uma vez que o invasor está ativamente à procura de uma oportunidade para atacar Kyiv”, disse Popko. “Estão a testar novas tácticas, à procura de novas rotas de aproximação à capital, tentando expor a localização da nossa defesa aérea”.

Fórum

XS
SM
MD
LG