O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parte hoje com destino a França, onde vai discutir sobre a luta contra o terrorismo com o seu homólogo Emmanuel Macron e assinalar o 100º aniversário da entrada de tropas americanas na I Guerra Mundial.
Os dois líderes terão conversações na quinta-feira, apoós as quais irão falar à imprensa.
Macron disse que serão abordadas questões de interesse para ambas partes, “incluindo os que discordamos”.
Ele acrescentou que os dois países trabalham em muitas questões, entre elas a ameaça do terrorismo, crises na Síria e Líbia.
Um funcionário sénior dos Estados Unidos disse à imprensa que a Casa Branca espera que as conversações sejam dominadas pela situação na Síria e cooperação com a França na luta contra o terrorismo.
No encontro poderá ser feito algum seguimento de questões da Cimeira do G20, realizada, semana passada na Alemanha.
A França integra a coligação liderada pelos Estados Unidos, que tem realizado ataques aéreos contra alvos do grupo Estado Islâmico na Síria e Iraque, desde 2014. Grande parte desses ataques, este ano, tiveram lugar na Síria, onde o grupo tem a sua principal base, concretamente na cidade de Raqqa.
Trump e Macron estão ambos no primeiro ano de mandato e já revelaram diferenças politicas, nomeadamente no tocante à esforços internacionais para travar as mudanças climáticas. Mas partilham certas metas, como a redução de funcionários nos seus governos.
O funcionário senior americano disse que a relação entre os dois presidentes é “muito positiva”.
Na sexta-feira, Trump e sua esposa, Melania, participarão na parada anual do Dia da Bastilha, com militares franceses e americanos.