Terminou a campanha de angariação de fundos de solidariedade para com o jornalista do "Folha-8", William Tonet que decorreu durante sete dias. USD 71.711,00 dólares americanos foi o valor total arrecadado.
Esta campanha promovida por duas organizações da sociedade civil, nomeadamente a AJPD e a Associação Mãos Livres, mobilizou um total de 40 voluntários distribuídos em postos de recolha fixados nos municípios de Luanda.
A campanha estendeu-se igualmente a sete províncias. Luanda e Cabinda foram as que mais se destacaram.Cerca de três mil e quinhentas pessoas participaram do movimento.
As colectas recebidas variaram de mínimos de um dólar americano (cinco kwanzas) a máximos de USD 5000 mil (um milhão e 50 mil kwanzas).
As contribuições segundo o relatório hoje divulgado, vieram de pessoas singulares e colectivas, incluindo partidos políticos que entretanto não foram identificados pela organização.
Destaque-se ainda as contribuições de juízes, procuradores, oficiais generais e da polícia nacional. Quando perguntados se o fizeram de modo aberto ou sob anonimato, a organização escusou-se aprofundar mais.
Os valores ora arrecadados vão ser encaminhados para o jornalista condenado a pagar a indemnização de 100 mil dólares americanos pela 7ª Secção do Tribunal Provincial de Luanda, depois do julgamento por crime de Difamação.
Esta é a primeira vez que uma campanha do género é organizada com sucesso.
Instado a interpretar a adesão massiva por parte dos cidadãos, António Ventura, da AJPD, disse que esta é expressão do descontentamento do povo pelo modo de enriquecimento dos titulares de cargos públicos.
Contactado pela VOA, William Tonet disse que o dinheiro servirá o fim para o qual foi recolhido, sobretudo tendo em atenção a decisão que o Tribunal Supremo irá tomar. Se não se confirmar a condenação aplicada pelo Tribunal Provincial de Luanda, qualquer destino a ser dado aos valores vai ser colectivamente decidido com os organizadores da iniciativa e publicamente comunicada a sociedade.