Links de Acesso

Secretário de Defesa inicia primeira visita à Europa com foco nas forças americanas aí estacionadas


Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos
Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos

“Não iremos à Conferência de Segurança de Munique”, diz Hegseth que prefere visitar o EUCOM e o AFRICOM

O secretário de Defesa dos Estados Unidos está na Europa, na sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo,no mês passado.

Pete Hegseth, visitará a Alemanha, Bélgica e Polónia.

Em Berlim, o secretário de Defesa deverá visitar a sede do Comando Europeu dos EUA e do Comando Africano dos EUA, para obter atualizações sobre os acontecimentos em ambas as regiões.

Da Alemanha, Hegseth viajará para Bruxelas para a Reunião Ministerial de Defesa da NATO e uma reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia na quarta e quinta-feira.

As autoridades de defesa dos EUA dizem que Hegseth deve pressionar os aliados americanos na Europa para aumentarem as suas despesas com a defesa e assumirem um papel de liderança maior nos desafios enfrentados pela Europa.

Espera-se também que faça eco do apelo do Presidente norte-americano, Donald Trump, para um fim diplomático à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está prestes a entrar no seu terceiro ano.

A reunião no dia 16 do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia — um grupo de quase 50 países que se comprometeram a apoiar a Ucrânia nos seus esforços para repelir a Rússia — é a primeira a ter lugar durante a nova Administração Trump e será a primeira liderada pela Grã-Bretanha.

O Ministério da Defesa britânico, em comunicado na quinta-feira, 6, informou que o encontro se concentrará nas "prioridades da Ucrânia, enquanto a comunidade internacional continua a trabalhar em conjunto para apoiar Kyiv na sua luta contra a invasão ilegal dePutin".

O Pentágono, numa declaração antes da visita de Hegseth, disse que além de enfatizar a pressão de Trump por uma resolução diplomática para a guerra, o
secretário de defesa “também irá destacar a necessidade de uma maior liderança europeia na assistência em matéria de segurança à Ucrânia”.

Após as reuniões em Bruxelas, Hegseth deverá viajar para a Polónia para se reunir com os líderes locais e visitar as tropas norte-americanas.

De referir que o secretário da Defesa disse que não irá comparecer na Conferência de Segurança de Munique, realizada anualmente na Alemanha, que se auto-intitula "o principal fórum mundial para debater políticas de segurança internacional", e que começa na sexta-feira, 13.

“Não iremos à Conferência de Segurança de Munique”, disse Hegseth às autoridades de defesa e às tropas numa reunião pública na passada sexta-feira no Pentágono.

“Em vez disso, iremos à Polónia para ver as tropas lá e iremos à Alemanha para ver o EUCOM e o AFRICOM. Eu prefiro muito mais falar com as tropas do que ir a cocktails. Esse é o meu trabalho", disse.

Entretanto, os Estados Unidos estarão representados em Munique pelo vice-presidente J.D. Vance e pelo secretário de Estado Marco Rubio.

Fórum

XS
SM
MD
LG