O Secretário de Estado Americano Rex Tillerson disse que a Rússia tem que escolher entre alinhar-se com os Estados Unidos e outras nações do ocidente ou ao Presidente sírio Bashar Assad, Irão e ao grupo militante Hezbollah.
Tillerson falou nesta Terça-feira, 11 Abril, na cidade italiana de Lucca onde ele participou numa reunião de ministros das relações exteriores do grupo dos 7 países industrializados, o G7.
Os Estados Unidos responsabilizam Assad pelo ataque químico da semana passada na Síria que matou mais de 80 pessoas e levou o Presidente Americano a comandar o lançamento de mísseis aéreos contra uma base aérea síria, em retaliação.
Tillerson disse que este tipo de ataque químico não pode voltar a acontecer e que os Estados Unidos querem aliviar o sofrimento do povo sírio.
Nas palavras de Tillerson, a Rússia pode ser parte desse futuro e ter um papel importante nesse processo ou manter a sua aliança com a Síria, o que Tillerson não acredita que vá servir os interesses da Rússia a longo prazo.
O ministro britânico Boris Johnson pediu ao G7 para considerar novas sanções contra os dois aliados em resposta ao ataque químico, mas o ministro das relações exteriores italiano Angelino Alfano diz que não houve consenso entre os ministros que participaram na reunião do G7 para se estabelecerem novas sanções contra a Rússia e a Síria, noticiou a Associated Press