Links de Acesso

Presidente Trump ordena reforma do corpo diplomático para garantir que sua agenda seja seguida


Presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário de Estado, Marco Rubio Foto de Arquivo
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário de Estado, Marco Rubio Foto de Arquivo

Decreto presidencial admite ate despedimentos para quem não se alinhar com a política “América Primeiro”

O Presidente dos EUA assinou um decreto presidencial que orienta secretário de Estado a renovar o serviço diplomático para garantir a "implementação fiel e eficaz" da sua política externa.

O decreto que se segue à agitação em torno da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional USAUD) surge no momento em que Donald Trump institui mudanças para garantir que a política externa americana está alinhada com a sua Agenda "América Primeiro".

O Presidente prometeu também repetidamente limpar o Estado profundo", o chamado Deep State através do despedimento de burocratas que considera desleais.

O decretei presidencial determina determina ainda que a falha na implementação da agenda de Donald Trump é motivo para disciplina profissional, o que pode resultar no despedimento de pessoal.

"O secretário deve manter uma força de trabalho excepcional de patriotas para implementar esta política de forma eficaz", diz o decreto.

Para isso, “o secretário deverá, de acordo com a lei aplicável, reformar o Serviço de Relações Exteriores e a administração das relações externas para garantir a implementação fiel e eficaz da agenda de política externa do Presidente”.

O decreto presidencial determina que Marco Rubio implemente reformas no recrutamento, padrões de desempenho, avaliação e retenção para "garantir uma força de trabalho que seja comprometida com a implementação fiel da política externa do Presidente”.

A decisão de Donald Trump determina ainda que o secretário pode renovar os programas do Instituto do Serviço Exterior e rever ou substituir o Manual de Relações Exteriores.

Recorde-se que poucas horas depois de ter tomado posse, a 20 de janeiro, o Presidente Trump ordenou o congelamento da maior parte da ajuda externa para garantir que estava alinhada com as suas políticas "América Primeiro".

Na sequência, o pessoal da USAID foi colocado em licença e instruído para não se apresentar ao trabalho na sede da agência, onde as placas foram cobertas com fita adesiva ou removidas.

O site da USAID deixou de funcionar e o secretário de Estado Marco Rubio foi nomeado administrador interino.

Fórum

XS
SM
MD
LG