Chama-se Basadi. Em tswana, quer dizer ”mulher”. É uma operação que visa prevenir e combater a violência contra a mulher e criança na África Austral.
A operação Basadi está desde esta quarta-feira, 23, a decorrer em simultâneo em todos os países cujos Chefes de Polícia integram a SARPCCO.
Surge na sequência da décima nona reunião da SARPCCO, a Organização de Cooperação Regional dos Chefes de Polícia da África Austral, realizada na Namíbia, em 2014.
Nesse encontro, ficou decidido que, todos os anos, entre 22 e 24 de Novembro, deve ser levada a cabo, em todos os países membros da SARPCCO, uma operação na qual se mobilizam mais efectivos femininos da Polícia e os agentes se façam à rua para sensibilizar mais as comunidades.
Em Moçambique, a operação Basadi surge numa altura em que dados oficiais indicam que o número de casos de violência doméstica, violência contra a criança e os idosos aumentou.
De Janeiro a Setembro deste ano, o país registou mais de 20 mil casos, o que representa um crescimento de cerca de 5 por cento, em comparação a igual período do ano passado.
Acompanhe a entrevista com Lurdes Mabunda, Chefe do Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, no Comando-Geral da Polícia: