O novo embaixador americano em Moçambique, Peter Hendrick Vrooman, apresentou, nesta quinta-feira (3) as suas Cartas Credenciais ao Presidente Filipe Jacinto Nyusi.
Uma nota da Embaixada dos Estados Unidos diz que, na cerimónia, Vrooman afirmou que está honrado por estar em Moçambique como o novo Embaixador dos Estados Unidos da América.
“O Governo dos Estados Unidos está comprometido em ajudar Moçambique a construir um país mais saudável, mais seguro, mais democrático, e mais próspero para todos os cidadãos, principalmente para jovens, mulheres e pessoas com deficiência”, disse Vrooman.
Ele disse também que está “entusiasmado em trabalhar com o Governo de Moçambique e o povo moçambicano para reforçar ainda mais os laços com os Estados Unidos”.
Peter Hendrick Vrooman, nomeado pelo Presidente Joe Biden, é oficial de carreira dos Serviços Diplomáticos Superiores, classe de Ministro Conselheiro, e diplomata desde 1991.
Antes de Moçambique, ele foi Embaixador dos Estados Unidos na República do Ruanda, entre 2018 e 2022, e foi Encarregado de Negócios e Chefe Adjunto de Missão na Embaixada dos E.U.A. em Addis Abeba, Etiópia.
Natural do Estado de Nova Iorque, Vrooman graduou-se fez a licenciatura em Ciências Sociais, na Universidade de Harvard, e Mestrado em Estratégia de Recursos Nacionais pela Faculdade Industrial das Forças Armadas da Universidade de Defesa Nacional, hoje Escola Eisenhower para a Segurança Nacional e Estratégia de Recursos.
Vrooman fala Português, Kinyarwanda, Árabe e Francês. Casado com uma fotógrafa. Têm um filho e uma filha.