Em Moçambique, todos os partidos políticos extraparlamentares concordaram em apoiar um único candidato às eleições presidenciais de Outubro próximo, que poderá ser Ossufo Momade, líder da Renamo.
Entretanto, a Renamo já está a proceder à recolha de assinaturas em apoio à candidatura de Ossufo Momade à Presidência da República.
Há cerca de uma semana, a Renamo, juntou na sua sede, em Maputo, todos os partidos políticos extra-parlamentares, para anunciar que apoia a ideia de a oposição avançar para as presidenciais com um único candidato.
Em Moçambique existe cerca de meia centena de partidos, mas apenas três, nomeadamente, a Frelimo, Renamo e MDM, têm representação parlamentar.
À frente do projecto de unir a oposição moçambicana para apoiar a Renamo, nas próximas eleições, está o líder do Partido Independente de Moçambique (PIMO), Yaqub Sibindy, que afirmou estar satisfeito por a Renamo ter aceite esta ideia.
"O grupo está disponível para abraçar este projecto", destacou Yaqub Sibinde, lamentando, no entanto, "o facto de a Renamo ter demorado muito a responder, porque quando a apresentamos, em 2017, a ideia era criar um gabinete jurídico de assistência e fiscalização de todo o processo, incluindo o recenseamento eleitoral".
Acompanhe: