Num briefing online na terça-feira (26), a Assistente Especial do Presidente e Diretora Principal para os Assuntos Africanos no Conselho de Segurança Nacional, Frances Brown disse que o Presidente Joe Biden vai encontrar-se com parceiros angolanos que estão a fazer a diferença junto das suas comunidades.
Não foram dados detalhes sobre quem serão esses parceiros, mas Perante a possibilidade de um encontro com Joe Biden, falámos com Florindo Chivucute, presidente da Friends of Angola (FoA), que defende que a acontecer um encontro dessa natureza dá-se a oportunidade para uma conversa aberta e honesta para "que os Estados Unidos possam de certo modo diferenciar-se da China".
"O investimento que a China fez neste país, quase não conseguimos justificar o dinheiro que devemos à China, por causa da falta de transparência, da corrupção, que o mesmo não volte a acontecer com o investimento americano em Angola", disse Chivucute.
O presidente da Friends of Angola, diz também que se o Presidente Joe Biden tiver na agenda uma conversa com membros da sociedade civil seria "extremamente importante sobretudo para realçar o papel da sociedade civil em democracias, na consolidação do processo democrático".
Chivucute também acredita que esta seria uma boa oportunidade para se discutir com o Presidente Biden questões que há muito têm sido preocupações levantadas pelas organizações da sociedade civil como a realização de eleições locais, a realização de manifestações pacíficas, a liberdade de expressão e a corrupção.
Fórum