Links de Acesso

Encontro entre Biden e sociedade civil angolana seria oportunidade para EUA se diferenciarem da China


Florindo Chivucute, diretor executivo da Friens of Angola, Washington
Florindo Chivucute, diretor executivo da Friens of Angola, Washington

Num briefing online na terça-feira (26), a Assistente Especial do Presidente e Diretora Principal para os Assuntos Africanos no Conselho de Segurança Nacional, Frances Brown disse que o Presidente Joe Biden vai encontrar-se com parceiros angolanos que estão a fazer a diferença junto das suas comunidades.

Não foram dados detalhes sobre quem serão esses parceiros, mas Perante a possibilidade de um encontro com Joe Biden, falámos com Florindo Chivucute, presidente da Friends of Angola (FoA), que defende que a acontecer um encontro dessa natureza dá-se a oportunidade para uma conversa aberta e honesta para "que os Estados Unidos possam de certo modo diferenciar-se da China".

Encontro entre Biden e sociedade civil angolana seria oportunidade para EUA se diferenciarem da China
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:28 0:00

"O investimento que a China fez neste país, quase não conseguimos justificar o dinheiro que devemos à China, por causa da falta de transparência, da corrupção, que o mesmo não volte a acontecer com o investimento americano em Angola", disse Chivucute.

O presidente da Friends of Angola, diz também que se o Presidente Joe Biden tiver na agenda uma conversa com membros da sociedade civil seria "extremamente importante sobretudo para realçar o papel da sociedade civil em democracias, na consolidação do processo democrático".

Chivucute também acredita que esta seria uma boa oportunidade para se discutir com o Presidente Biden questões que há muito têm sido preocupações levantadas pelas organizações da sociedade civil como a realização de eleições locais, a realização de manifestações pacíficas, a liberdade de expressão e a corrupção.

Fórum

XS
SM
MD
LG