Centenas de antigos trabalhadores da extinta empresa avícola de Nampula, manifestaram-se hoje para exigir indemnizações.
Em causa estão onze anos de trabalho.
Após o encerramento da empresa, na década de 1990, os trabalhadores dizem que estão a ser marginalizados pelo Estado, antigo empregador.
Os 1,500 antigos trabalhadores das avícolas queixam-se de um silêncio absoluto do estado Moçambicano em resolver as suas legítimas reivindicações.
Morchide Momade, assistente jurídico na direcção provincial de agricultura e segurança alimentar em Nampula, confirmou a legitimidade da greve dos ex-trabalhadores e que está em curso um levantamento do número exacto dos que têm direito a indeminização.
Segundo ele, o levantamento está a ser feito em coordenação com as direcções provinciais do trabalho e das finanças para o posterior pagamento.
Esta greve acontece numa altura em que outros antigos trabalhadores das empresas têxteis de Moçambique e Rodoviárias de Moçambique-norte manifestam-se uma vez por mês nas suas extintas empresas com o mesmo propósito.