Uma localidade isolada na zona de Závora, em Moçambique, deverá em breve ter pela primeira vez uma sala de operações cirúrgicas.
A sala a ser construída pela organização “Drs. For Life” (Médicos pela Vida, em português), que opera em vários países africanos como Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe e também Moçambique.
Mário Rocha, um voluntário dessa organização que a representa Moçambique, disse que começou a trabalhar em Moçambique com um posto médico a pedido de missionários em Siani, Závora, que haviam ali construído uma escola.
“Aceitamos o convite e começamos a trabalhar em 2004 usando tendas”, disse Mário Rocha, acrescentando que mais tarde foi construída uma clinica que começou a funcionar em 2009 com “um médico permanente de origem holandesa”.
A “Drs for Life” opera uma maternidade na zona e logo de início ficou claro que seria bom haver uma pequena sala de operações para poder fazer operações cesarianas. Já este ano foi recebida a aprovação para construir uma sala de operações.
“Isto é talvez um projecto difícil e custoso mas temos confiança que o vamos conseguir”, disse.
A “Drs For Life” tem 1.300 médicos que podem deslocar-se à clinica e sala de operações “com certa regularidade”.
“É evidente que precisamos de auxílio do exterior porque nós não levamos dinheiro pelo nosso trabalho e o pessoal que trabalha é voluntário, é um trabalho de beneficência que nós fazemos para ajudar o povo de África”, concluiu Mário Rocha.