Links de Acesso

Moçambique: Aquece debate em torno do recenseamento eleitoral


Daviz Simango, líder do MDM, criticou duramente processo de recenseamento eleitoral
Daviz Simango, líder do MDM, criticou duramente processo de recenseamento eleitoral

Desde que o processo arrancou há duas semanas, há relatos de vários problemas através do país.

Daviz Simango, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, acusou o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de negligência e de incompetência institucional devido aos problemas que persistem no recenseamento eleitoral.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00
Faça o Download
Desde que o processo arrancou, há duas semanas, um pouco por todo o país há relatos de problemas técnicos, que vão desde a inoperância de impressoras, falta de tinteiros para impressão e a não-aceitação de alguns documentos pessoais previstos na lei eleitoral, o que leva o MDM a considerar estranho o que está a acontecer.

O registo eleitoral deverá prolongar-se até 23 de Julho e apesar de faltar ainda muito tempo, o terceiro maior partido político nacional considera que as metas estarão comprometidas e por isso exige a realização de uma sindicância ao processo.

Por seu lado, o partido no poder Frelimo, considera que Simango está a fazer um alarido desnecessário ao processo.

Em contacto telefónico com a reportagem da Voz da América em Maputo, Damião José, porta-voz do partido deu uma nota positiva à organização e salientou haver muito tempo para que os problemas registados sejam corrigidos.

A Renamo, por sua vez, escusou-se a comentar o processo, alegando que não tem nada a ver com o mesmo, uma vez que não vai participar nas próximas eleições.
XS
SM
MD
LG