Moçambique vai contar, a partir do próximo ano, com 12 novos municípios, elevando para 65 o número de autarquias ao nível nacional.
"O Conselho de Ministros aprovou hoje (18) o decreto que cria 12 novos municípios a ser submetido ao parlamento para sua aprovação" anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.
Das novas autarquias propostas, destaque vai para a província de Cabo Delgado que, apesar de estar a braços com ataques terroristas, vai ganhar mais dois municípios, nomeadamente, Balama e Ibo, um distrito insular que já registou um dos mais intensos combates terroristas.
Renamo saúda decisão
A Renamo, maior partido da oposição, considera o alargamento das autarquias oportuna, "ainda que tardia".
"Esta é uma decisão pela qual vínhamos lutando há bastante tempo. A Frelimo defendeu um princípio de gradualismo, mas, ao tempo que adoptamos o processo das autarquias, estamos ainda aquém do números que devia ser" disse o porta-voz do partido, José Manteigas, em contacto com a reportagem da VOA em Maputo.
Enquanto isso, Guilherme Mbilana, especialista em direito eleitoral, considera incompreensível a demora que o governo levou para tomar a decisão.
"O calendário eleitoral foi aprovado há algum tempo e não se compreende que só agora é que se faz o anúncio. Isso vai complicar o já apertado calendário e exigir um outro exercício financeiro necessário para viabilizar o processo" disse Mbilana.
Fórum