Os Ministros dos Transportes da África Austral assinaram, nesta quarta-feira, 26, dois memorandos de entendimento com o Banco de Desenvolvimento da Africa Austral (OBSA) para a melhoria dos corredores da a Beira, Norte-Sul de Moçambique.
Os instrumentos indicam que o OBSA vai alocar anualmente mil milhões de dólares americanos para infraestruturas.
O investimento permitirá a revitalização dos corredores de desenvolvimento, infraestruturas portuárias, linhas férreas e estradas, além de adequar as fronteiras para o fluxo de manuseamento de produtos.
Os dirigentes regionais acreditam que com tal será possível maximizar os corredores e facilitar a integração regional.
"Estamos a contribuir em grande medida para o aumento do comércio intrarregional e internacional, bem como para a criação das condições que irão erradicar a pobreza,” disse Carlos Mesquita, ministro dos transportes e comunicações de Moçambique, em representação dos seus homólogos.
Mohan Vivehanandan, representante do OBSA, disse que o financiamento de infraestruturas vai contribuir para a robustez económica da região.
“A longo prazo podemos ajudar a reduzir a dependência externa, porque sabemos que nesta nossa região ainda dependemos muito da importação de muitos produtos”, disse Mohan Vivehanandan.