Cidadãos consideram falacioso o discurso oficial de que o combate à corrupção está a ser bem sucedido, porque o fenómeno prevalece em vários sectores e coloca em causa o desenvolvimento do país.
“Isso é muito preocupante”, disse Julio Samson, na Matola, que fez notar o facto de "a Polícia Municipal, por exemplo, praticar a corrupção sem vergonha".
Alberto Francisco diz que sempre que tiver que ir ao hospital, não se esquece de levar algum dinheiro para corromper alguém, “porque sem isso você não é atendido; as pessoas desfavorecidas são as que mais sofrem.’’
Por seu turno, Lazaro Mazuze, afirma que o que está a acontecer em Moçambique é uma acentuada degradação dos valores morais, e a sociedade é chamada a fazer uma reflexão sobre isso.
Relativo sucesso
Entretanto, o discurso oficial é que a luta contra a corrupção está a ter algum sucesso, dando-se como exemplo o facto de, em 2022, terem sido instruídos 16 processos relacionados com este crime ao nível da administração pública.
O diretor nacional adjunto do Desenvolvimento da Administração Pública, Joaquim Chire, disse que isso resulta, sobretudo, da criação do Gabinete Central de Combate à Corrupção e da adopção de vários instrumentos legais.
Ainda no contexto da luta contra a corrupção, Sérgio Macamo, do Gabinete de Recuperação de Activos, disse que, entre Janeiro e Novembro deste ano, foram recuperados mais de 18 milhões de dólares, relacionados com crimes de corrupção e lavagem de capitais.
Fórum