Votos de parabéns provenientes de todo o mundo e da África do Sul inundaram a residência de Nelson Mandela por ocasião dos seus 93 anos que hoje celebrou. Milhares de sul-africanos ofereceram o seu trabalho voluntário neste dia especial.
A maior parte das escolas na África do Sul começaram o seu dia entoando uma cantiga especialmente composta para desejar parabéns a Mandela.
Crianças nas escolas prepararam cartões desejando ao primeiro presidente negro sul-africano um feliz aniversário, uma data que Nelson Mandela está a celebrar com familiares seus, em Qunu, a sua terra natal, no Cabo Oriental.
Foi há dois anos que a ONU declarou o dia 18 de Julho Dia Nelson Mandela, honrando o homem que passou perto de três décadas na cadeia na sua luta para pôr fim a uma sociedade dividida racialmente, liderando o seu país em direcção à democracia.
Mandela tem pedido para que as pessoas não celebrarem o seu aniversário com festas, mas que dedicassem 67 minutos do seu dia ajudando os menos afortunados das suas comunidades. O número 67 representa os 67 anos de serviço público prestado por Mandela. O presidente Jacob Zuma visitou Nelson Mandela na sua residência para lhe mostrar uma maquete da futura Ponte Nelson Mandela, que vai ser construída entre a sua terra natal e outras 20 aldeias ligando-as a uma das principais auto-estradas da África do Sul.
Em Washington, presidente Barack Obama emitiu um comunicado a propósito do aniversário do primeiro presidente negro da África do Sul, qualificando Nelson Mandela como “um farol para a comunidade global e para todos os que trabalham em prol da democracia, justiça e reconciliação”.