Um grupo de insurgentes feriu uma pessoa e desalojou outras centenas num ataque à sede de Pundanhar, no distrito de Palma, na província moçambicana de Cabo Delgado na noite de terça-feira, 21, disseram várias fontes à VOA nesta quarta-feira.
O ataque, que destruiu a secretaria da administração local, ocorre uma semana após uma operação militar das Forças de Defesa e Segurança alegadamente contra uma base do grupo, que, na ocasião, matou quatro insurgentes e capturou um suposto líder do grupo.
“Foi catanada a uma pessoa, que está a ser assistida agora no hospital distrital de Palma”, disse um morador que se identificou como Mussa e que descreveu um ambiente de “terror” na aldeia que teve várias casas incendiadas.
“Várias pessoas fugiram para a Tanzânia e outras para os distritos vizinhos de Palma”, revelou outro morador, sustentando que o clima de insegurança aumentou na região.
Contactado pela VOA, o administrador de Palma, David Machimbuko, não confirmou nem desmentiu o ataque e remeteu detalhes as Forças de Defesa e Segurança.