Links de Acesso

Médicos voltam a cruzar os braços em Moçambique e alertam para "caos" no setor


Moçambique, Hospital Central da Beira. O Ministério da Saúde está sem dinheiro para reabilitar todo o edifício do Hospital. Maio 19, 2014
Moçambique, Hospital Central da Beira. O Ministério da Saúde está sem dinheiro para reabilitar todo o edifício do Hospital. Maio 19, 2014

Associação Médica de Moçambique diz que Governo cumpriu com apenas cerca de 25 por cento do acordado há 11 meses

Os médicos moçambicanos regressam à greve na sexta-feira, 29, a terceira fase da terceira paralisação nacional coordenada pela Associação Médica de Moçambique (AMM).

A greve será de 21 dias prorrogáveis.

Na segunda-feira, 22, ao anunciar a greve em Maputo numa conferência de imprensa, o porta-voz da AMM justificou a decisão com a paralisação das negociações com o Governo e falta de respostas ao seu caderno reivindicativo.

“Infelizmente, passados quase 11 meses após o último acordo, o Governo da República de Moçambique cumpriu com apenas cerca de 25 por cento do acordado, estando os restantes 75 por cento por cumprir”, afirmou Napoleão Viola, sublinhando que dos 23 pontos que estão na mesa do diálogo com o Governo, apenas seis pontos foram resolvidos.

Viola reiterou que "as unidades sanitárias e os pacientes continuam sem acesso a medicamentos básicos, equipamentos de protecção individual, meios laboratoriais, fios para suturas, blocos de receitas, alimentação, gesso um pouco por todo o país, meios de diagnóstico, entre outros meios básicos para o tratamento dos doentes".

Em jeito de alerta para o que pode vir a acontecer, o porta-voz da AMM afirmou que a situação do Serviço Nacional de Saúde "está um caos" e que os profissionais não gostariam de ter chegado a esta situação, "mas, infelizmente, quando não há diálogo com o Governo, este é o meio que nós encontramos".

Durante a paralisação, os médicos vão garantir os serviços mínimos, como determinar a legislação.

Nem o Ministério da Saúde nem o Governo se pronunciaram ainda sobre o anúncio desta nova greve.

Desde dezembro de 2022, a AMM tem realizado greves no setor para pressionar o Executivo a negociar as suas reivindicações.

Fórum

XS
SM
MD
LG