O Presidente angolano, João Lourenço, manteve um encontro neste domingo, 16, com o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, à margem da 38.ª Sessão dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia.
A reunião focou-se na importância de fortalecer as relações económicas, políticas e diplomáticas entre os dois países.
Segundo Chapo, o encontro serviu para rever "alguns acordos que foram assinados entre Moçambique e Angola e que podem estar neste momento ‘adormecidos’, e precisamos de pôr em ação”.
Chapo também explicou que "um dos aspetos que fizemos referência foi explicar ao Presidente João Lourenço como o Presidente que passou a liderar a União Africana a situação real de Moçambique em termos políticos, económicos e sociais”.
Neste ano, o Presidente angolano João Lourenço assumiu a presidência rotativa da União Africana (UA) e prometeu trabalhar ao serviço da paz e segurança no continente.
Durante o encontro, Chapo felicitou o seu homologo, caracterizando o momento como histórico, principalmente para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). “A última vez que um país africano de língua portuguesa presidiu a União Africana foi em 2003 através do Presidente Joaquim Chissano, em Moçambique”.
Esta é a primeira vez que Daniel Chapo participa de uma cimeira da União Africana, na qualidade de Presidente moçambicano. Durante uma conferência de imprensa na tarde de domingo, 16, o Chapo fez um balanço positivo do evento.
Chapo também manteve encontros com os líderes do Zimbabwe, Tanzânia e Ruanda.
Fórum