As autoridades moçambicanas iniciaram, em várias assembleias, a contagem dos votos das eleições autárquicas, realizadas nesta quarta-feira, 11.
As eleições foram realizadas num só dia em 65 autarquias, 12 das quais novas. Os 4.8 milhões de eleitores tinham à sua disposição 6.785 mesas de assembleias de voto.
Nalgumas mesas da cidade de Maputo, o número de eleitores não atingiu a metade dos previstos. Noutras partes do país, a votação iniciou depois da hora acordada, 7:00 horas.
Não foi reportada violência, mas os principais partidos da oposição – Renamo e MDM – queixaram-se de atropelos, com realce para casos de indivíduos que foram encontrados com de boletins de votos previamente preenchidos.
Os correspondentes da VOA reportaram suspeitas de ilícitos eleitorais em Nampula, Beira, Gúruè e Morrumbala.
Em certos postos de votação de Quelimane e Beira foram vistos eleitores que permaneceram nos locais, por sinal em observância ao apelo “votou, sentou” lançado pelos líderes da oposição.
No populoso bairro da Munhava, na cidade de Beira, houve reforço policial, o que levou os eleitores a desistirem da ideia de controlar a contagem.
Fórum