Links de Acesso

Guterres adia viagem a Argel para negociar recomeço de exportações de cereais da Ucrânia


Presidente russo Vladimir Putin fala com o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante um almoço no Palácio do Eliseu, pelas comemorações dos 100 anos do Dia do Armistício. 11 Novembro 2018, Paris, França.
Foto de arquivo
Presidente russo Vladimir Putin fala com o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante um almoço no Palácio do Eliseu, pelas comemorações dos 100 anos do Dia do Armistício. 11 Novembro 2018, Paris, França. Foto de arquivo

Rússia suspendeu acordo após ataque à sua frota naval na Crimeia

O secretário geral da ONU António Guterres adiou a sua viagem à Argélia onde deveria participar na cimeira da Liga Árabe para se concentrar em esforços para revalidar o acordo para a exportação de cereais da Ucrânia.

O porta-voz da ONU Stephane Dujarric disse que Guterrres continua envolvido em intensos contactos que têm como objectivo pôr termo à decisão da Rússia de suspender a sua participação no acordo para a exportação de cereais e fertilizantes

A Rússia suspendeu a sua participação depois de ter acusado a Ucrânia de levar a cabo um ataque com drones contra a sua frota naval na Crimeia.

A Rússia disse que uma análise de destroços dos drones indica que estavam equipados com instrumentos de navegação canadianos.

A NATO, por seu lado, apelou também à Rússia para renovar o acordo acusando Moscovo de usar os cereais como arma .

O president ucraniano Volodomyr Zelensky acusou a Rússia de tentar criar uma fome articial nos paises em desenvolvimento.

Na frente de combate a Rússia disse ter repelido ataques ucrnanianos nas zonas Kharkiv, Kherson e Luhansk enquanto a Ucrânia disse ter repelido ataques russos na zona de Bakhmut na região de Donetsk.

Fórum

XS
SM
MD
LG