Links de Acesso

Guiné-Bissau: As rádios e seu impacto na vida das comunidades e do país


Guine-Bissau, rádio comunitária
Guine-Bissau, rádio comunitária

A menos de quatro meses das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 4 de Junho, responsáveis das emissores de rádio consideram fundamental o seu papel para manter as pessoas informadas e na formação de opinião, além de serem um importante espaço de debate.

Tanto rádios comunitárias como comerciais, no entanto, enfrentam muitas dificuldades, nomeadamente a nível de recursos financeiros e humanos, além de algumas ameaças que chegaram já a ser efectivadas.

O presidente da Rede Nacional das Rádios Comunitárias, em cerca de 50 a nível do país, põe enfase na missão que lhes são atribuídas nas comunidades rurais e seu impacto nas regiões do interior, principalmente.

O jornalista e director da Sol Mansi, Casimiro Jorge Cajucam, destaca o papel das emissoras na actual dinâmica social, económica e política na Guiné-Bissau.

Apesar dos muitos problemas que enfrentam, a propósito do Dia da Rádio assinalado no dia 13, o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social promoveu uma jornada de debate sobre “Rádio como instrumento da liberdade de Expressão, Democracia e Estado de Direito”.

Ouça a reportagem:

Guiné-Bissau: Responsáveis de rádios destacam impacto das emissoras na vida das comunidades e do país
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG