Links de Acesso

Governo angolano termina parceria com Alrosa que será substituída por empresa de Omã


Entrada da sede da empresa em Moscovo, Russia, 26 janeiro 20018
Entrada da sede da empresa em Moscovo, Russia, 26 janeiro 20018

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, jutifica a decisão com as sanções internacionais contra a empresa russa

O Governo angolano deu por finda a parceria com a sociedade anónima russa, Alrosa, depois de vários meses de negociações, na sequência das sanções impostas pelos Estados Unidos e vários países ocidentais às empresas daquele país, após a invasão da Ucrânia.

A decisão foi aprovada nesta quinta-feira, 28, pelo Conselho de Ministros, que, para substituir a empresa russa na Sociedade Mineira da Catoca, aprovou a entrada da Maden Investiment Group CC, subsidiária do Fundo Soberano do Sultanato de Omã, que se ocupará da prospeção, exploração e comercialização dos diamantes na província da Lunda Sul e no Catoca, na Lunda Norte.

Em declarações à imprensa, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, jutificou a decisão com o facto de Alrosa estar sobre sanções internacionais desde 2022.

A decisão foi anunciada dias antes da visita do Presidente dos Estados Unidos a Angola, na próxima semana.

Negociações demoradas

As negociações entre as autoridades angolanos e russas começaram há mais de um ano mas, entre várias propostas, Moscovo vetou em outubro a alienação da parte da Alrosa à companhia sul-africana De Beers, que controla uma percentagem de mercado dos diamantes em bruto igual à Alrosa.

Na altura, esta posição foi manifestada pelo vice-ministro das Finanças russo Alexei Moiseyev.

Até agora, Alrosa detém 41% da Sociedade Mineira de Catoca que fundou juntamente com a companhia angolana Endiama.

Catoca é a quarta maior mina de diamantes em volume de produção com cerca de seis milhões e meio de quilates de diamantes em bruto por ano e reservas estimadas em 120 milhões de quilates.

Estima se que a Alrosa recebeu de dividendos entre 1995 e 2018 cerca de 464 milhões de dólares anualmente.

Fórum

XS
SM
MD
LG