Links de Acesso

Fala África: "Fazer parte da transformação dos negócios em Angola é uma grande honra, e o Compliance me dá essa oportunidade", Nádia Feijó


A jurista Nádia Feijó foi nomeada como uma das 100 Mulheres Mais Influentes em Angola pela revista lusófona O TELEGRAMA, 2024.
A jurista Nádia Feijó foi nomeada como uma das 100 Mulheres Mais Influentes em Angola pela revista lusófona O TELEGRAMA, 2024.

O surgimento do compliance e da governança foi impulsionado pela necessidade de combater a corrupção e outras atividades ilícitas dentro das empresas. Compliance, derivado do inglês 'conformidade', refere-se à obrigação das empresas de garantir que as suas operações internas estejam em conformidade com as leis e regulamentos. Isto surgiu porque o Estado não conseguia fiscalizar todas as operações empresariais, levando à necessidade de as empresas criarem regras internas alinhadas com as leis. Estas práticas não só tornam a empresa mais competitiva, mas também melhoram a sua reputação.

Hoje, destacamos a trajetória e as realizações de uma das figuras mais proeminentes de Angola. Nádia Feijó foi recentemente reconhecida por duas revistas renomadas: a revista 'Forbes África Lusófona' incluiu-a entre os 30 jovens mais talentosos da África lusófona abaixo dos 30 anos, enquanto 'O TELEGRAMA' a destacou como uma das 100 Mulheres Mais Influentes em Angola.

Esta jurista angolana, especializada em Direito com foco em compliance e combate ao branqueamento de capitais, é fundadora e diretora-geral da NF-CONFOJUR, uma empresa dedicada à promoção das melhores práticas legais e éticas nas organizações do país. Desde 2018, ela lidera o projeto Rede Inovar Angola, agora NF-CONFOJUR, oferecendo oportunidades educacionais e de networking para estudantes e profissionais interessados em governança corporativa e compliance. A NF-CONFOJUR também desenvolve Sistemas de Vigilância e Controlo para auxiliar organizações na prevenção de perdas financeiras e na promoção de ambientes empresariais íntegros e legalmente seguros.

Fala África: O crescente valor do compliance e as oportunidades emergentes em Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:11:34 0:00

Em entrevista ao “Fala África”, a jurista Nádia Feijó partilhou o seu orgulho ao ser reconhecida entre as 100 Mulheres Mais Influentes de Angola, enfatizando que este reconhecimento valida o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela NF-CONFOJUR no cenário nacional.

“É uma honra muito grande fazer parte da lista dessas 100 mulheres mais influentes de Angola, tendo em conta que é uma lista composta por mulheres realmente muito inspiradoras; mulheres que, quando eu era mais nova, via o trabalho delas e via quanta diferença faziam na nossa sociedade.”

Questionada sobre a sua motivação para focar em compliance e ética corporativa, Nádia Feijó revelou como a percepção das lacunas educacionais a levou a fundar a NF-CONFOJUR, com o objetivo de suprir essas necessidades e promover práticas éticas no ambiente empresarial angolano.

“O compliance foi algo que surgiu na minha vida de forma inesperada... apaixonei-me completamente pelo compliance e nunca mais larguei.”

Sobre o impacto dos eventos promovidos pela NF-CONFOJUR, Nádia Feijó destacou a importância desses encontros para o desenvolvimento profissional dos participantes e para a disseminação do conhecimento sobre compliance no país. Segundo ela, os eventos não apenas conectam académicos e profissionais, mas também fortalecem a compreensão e a aplicação das normas legais e éticas no ambiente corporativo.

Fala África: Nádia Feijó e o impacto do Compliance em Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:11:34 0:00

“Temos os nossos eventos... a cada nova formação que promovemos temos realmente a sensação e a certeza que estamos no caminho certo e com as nossas ações, conseguimos já moldar algumas mentes para a questão das boas práticas e principalmente da atuação ética em toda a forma de viver.”

Ao discutir o futuro do compliance em Angola, ela expressou otimismo quanto ao crescimento da demanda por profissionais especializados na área e enfatizou o papel da NF-CONFOJUR em capacitar talentos locais e promover padrões éticos nas organizações.

Nádia ainda comentou os seus planos futuros para a NF-CONFOJUR, destacando a sua intenção de expandir as iniciativas educacionais e consultivas da empresa, consolidando a sua posição como líder na promoção de práticas legais e éticas em Angola.

Finalizando, Nádia Feijó partilhou que estará no Brasil na última semana de junho para participar do 11º Congresso Internacional de Compliance como palestrante. Segundo a jurista, este é um dos principais eventos sobre compliance em toda a América Latina, promovido pela LEC, uma das principais empresas educacionais na área de compliance na região.

“Será uma grande honra representar não apenas Angola, mas toda a África nessas discussões tão importantes sobre conformidade e ética empresarial. Aproveito este espaço no Fala África para convidá-los a participar do congresso, mesmo que remotamente.” O congresso será realizado em São Paulo, Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de junho. Para mais informações e inscrições, visitem o site do Congresso de Compliance.

Fórum

XS
SM
MD
LG