Links de Acesso

Fórum para Salvação da Democracia responsabiliza PR pela aterrisagem de avião com droga em Bissau


Droga apreendida em avião na Guiné-Bissau
Droga apreendida em avião na Guiné-Bissau

Presidência da República felicita autoridades pela apreensão de avião com droga e promete continuar a apoiar a PJ

O Fórum para Salvação da Democracia (FSD), da Guiné-Bissau, que integra o segundo e o terceiro partidos mais votados nas eleições de 2023, MADEM-G15 e PRS, e o APU-PDGB, também com assento no Parlamento, responsabiliza o Presidente da República e o seu Governo pela chegada em Bissau no sábado, 7, de um avião com 2.633,1 quilos de cocaína.

A Presidência da República, em comunicado, felicitou nesta segunda-feira, 9, as autoridades policiais e os parceiros internacionais e disponibilizou todo o seu apoio àquelas forças, sem, no entanto, se referir à acusação do FSD.

Os três partidos, em comunicado, dizem não haver a menor dúvida de que "esta apreensão vem na sequência de outras operações similares, que sempre tiveram a cobertura e a proteção de altos dignitários do atual regime político liderado por Umaro Sissoco Embaló".

O FSD lembra ainda que, no período antes da dissolução da Assembleia Nacional Popular eleita para a 10a legislatura, assistiu-se à aterrissagem de uma aeronave no aeroporto, cuja autorização de aterrissagem e descarga foi da “autoria do diretor do Gabinete do Presidente da República”.

Por isso, os líderes do Fórum exigem do atual regime a clarificação de “como é possível uma aeronave aterrar no aeroporto em plena luz do dia sem a devida autorização dos serviços competentes e quem, na Guiné-Bissau, tem o poder único de autorizar e desautorizar sobre o quê, quando e como entender?”

Nesta manhã, o conselheiro político e diplomático da Presidência da República felicitou as autoridades pelo sucesso da operação "Landing" e agradeceu os parceiros envolvidos, nomeadamente a agência dos Estados Unidos para o combate à droga, DEA, (Drug Enforcement Administration) e o Centro de Operações contra Narcótico e Análise Marítima".

“Estão de parabéns todas as entidades envolvidas na operação, por exemplo, Polícia Judiciária(PJ), Guarda Nacional (GN), Polícia de Ordem Pública (POP), Serviços de Informação e Segurança ( SIS)”, afirmou Delfim da Silva ao ler um comunicado sem direito a perguntas dos jornalistas.

Ele acrescentou que "medidas severas serão tomadas sobre todos os implicados neste ato criminoso" e concluiu que "a Polícia Judiciária pode contar, como sempre tem acontecido, com o apoio firme do Presidente da República.

Delfim da Silva não comentou as denúncias do Fórum para Salvação da Democracia.

Os cinco detidos, dois mexicanos, um colombiano, um equatoriano e um brasileiro, devem ser apresentados ainda hoje à justiça para legalização da prisão.

O avião foi detido pela Polícia Judiciária no sábado e, segundo informações não confirmadas oficialmente, ele era proveniente do México e tinha por destino o Mali.

Fórum

XS
SM
MD
LG