Organizadores, estilistas de várias províncias, costureiros, entre muitos outros profissionais, estão a trabalhar intensamente para levar todo o brilho e glamour para a VI edição do MODANGOLA, marcada para o dia 9 de Dezembro em Luanda.
Segundo o promotor cultural Daniel Pires, o evento visa valorizar a produção nacional da indústria da moda, os pequenos produtores, e todas as demais pessoas envolvidas com o sector.
"É um projecto que nós acreditamos que vem muito mais para dar abertura, dar facilidade a nós jovens e pequenos empreendedores a criar, a caminhar, dar nossos pequenos passos para ver se a gente consegue também singrar nesse negócio que é vasto e que Angola tem debilidades”.
O tema da edição deste ano é Ouro Negro. De acordo com Pires, a escolha desse tema tem como objectivo mostrar à nação angolana que o ouro negro da moda é o algodão.
O cultivo do algodão foi introduzido em Angola em meados do século XVI. Foi em 1973 que o país produziu pela primeira vez 86 mil toneladas, o que fez com que ele ocupasse lugar de destaque entre os principais produtores mundiais. Infelizmente os conflitos e a guerra civil que vieram após a independência destruíram a produção de algodão no país.
“Esse tema este ano vem como uma forma de reflexão para podemos ver se a gente pode também equilibrar um pouco a indústria da moda em Angola e também ajudar na economia do nosso país.”
Daniel Pires fez um convite aos empresários internacionais para que invistam no sector da moda em Angola, na indústria têxtil e no cultivo do algodão a fim de ajudar o governo na reconstrução nacional e na revitalização da economia.
“Daqui a mais dez anos nós queremos que o MODANGOLA possa ser um dos maiores e mais prestigiados eventos de moda a nível da África austral, para ver se a gente consegue também realizar sonhos, dar oportunidades a muitos jovens que sonham em se apresentar e mostrar a sua beleza, mostrar a sua roupa, aquilo que faz dentro desse mundo fascinante, apaixonante, desse mundo de glamour, desse mundo de flash e fotografia que é muito bom, que sustenta a nossa alma, sustenta o nosso ego, nos dá mais ousadia e também nos dá felicidade, claro."
Confira a entrevista para saber mais sobre o evento, os estilistas e o casting dos modelos.
Na entrevista à Voz da América, o empreendedor e promotor cultural Daniel Pires também quis comentar o assunto social do momento: A Operação Resgate. Confira!