Os Estados Unidos proibiram viagens de Moçambique e seis outros países da África Austral devido à identificação de uma nova variante do Coronavírus na região.
Fontes da administração Biden disseram que a proibição foi decidida após consultas com o conselheiro presidencial para questões médicas e com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.
Os outros países abrangidos são o Botswana, Zimbabwe, Namíbia, Lesotho, Eswatini e Malawi.
A decisão, disseram as fontes, foi tomada por "abundância de precaução", fazendo notar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a nova variante como de “preocupante”.
"Os nossos cientistas e entidades ligadas à saúde pública estão a trabalhar rapidamente para aprenderem mais sobre esta variante", disseram essas fontes da administração Biden.
A proibição de viagens dos países abrangidos não inclui cidadãos americanos ou residentes nos Estados Unidos que contudo tem que testar negativo antes de viajarem.
A proibição de viagens desses países foi também adoptada por outros países europeus.
Isto significa que os países da região estão agora totalmente isolados de viagens e transporte aéreo para os principais centros económicos ocidentais algo que poderá agravar a situação económica dos países da região.
A nova variante foi já detectada também na Bélgica, Israel e Hong Kong com um caso cada.