Links de Acesso

Estados Unidos disponibilizam quatro milhões para desminagem em Angola


Angola quer território livre de minas em 2025
Angola quer território livre de minas em 2025

Organizações não governamentais dizem faltar financiamento.

A embaixada dos Estados Unidos anunciou que o Governo americano vai disponibilizar quatro milhões de dólares para o processo de desminagem em Angola durante este ano.

O apoio foi anunciado na segunda-feira, 16, e enquadra-se no plano do Governo de tornar Angola livre de minas até 2025.

Do valor doado, dois milhões serão entregues à organização não-governamental britânica The Halo Trust para serem aplicados no projecto “Huambo livre de minas”, e no processo de desminagem no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.

Os restantes dois milhõesserão destinados à organização não governamental Mines Advisory Group e Nerwegian People's Aid, que operam nas províncias do Moxico e Malanje.

Desde 1995, os Estados Unidos investiram 125 milhões de dólares nos programas de remoção e destruição de minas terrestres.

Reino Unido e Suíça também manifestaram o seu engajamento no processo.

Entretanto, como a Voz da América revelou na segunda-feira, 16, organizações internacionais ligadas à desminagem avisaram que começa a faltar financiamento para a desminagem.

O alerta foi lançado, no último fim-de-semana, na cidade do Huambo, pelas organizações não governamentais estrangeiras The Halo Trust, MAG (Mines Advisory Group) e Ajuda Popular da Noruega.

Elas disseram que entre 2008 e 2015 o apoio internacional à desminagem registou uma redução de 89 por cento do trabalho no terreno.

XS
SM
MD
LG