O presidente Barack Obama anunciou que a sua administração está a ponderar novas medidas para impedir a disseminação do vírus nos Estados Unidos – entre elas mais rastreios para os passageiros de linhas aéreas na Africa Ocidental e Estados Unidos. Medidas tomadas em resposta ao que foi o primeiro caso confirmado de Ébola em solo americano. Thomas Eric Duncan, que viajara da Libéria para o Texas (Estados Unidos) e que acabou por falecer esta quarta-feira, depois de ter iniciado o tratamento com um medicamento experimental, no hospital de Dallas onde tinha dado entrada a 28 de Setembro.
Até agora o vírus matou cerca de três mil e 500 pessoas. Os países mais afectados são a Guine-Conacri, Libéria e Serra Leoa.
O dr. Mateusz Plucinsk é um epidemiologista do Centro de Controlo de Doenças, a trabalhar em Moçambique. O Dr. Plucinsk foi um dos primeiros especialistas médicos a trabalhar na Guine-Conacri quando se começou a perceber a dimensão da epidemia do Ébola.
Nós conversamos com o Dr. Plucinski sobre métodos de prevenção do Ébola, modos de transmissão e a intervenção que está a ser levada a cabo.