O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 8, que não participará na cerimónia de posse de Joe Biden a 20 de Janeiro, ao contrário do que é prática institucional.
O anúncio foi feito no Twitter no dia em que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou que os democratas vão impugnar Trump pela primeira vez.
"A todos aqueles que perguntaram, eu não vou à cerimónia de posse a 20 de Janeiro", escreveu Trump no Twitter, sem dar mais detalhes.
A última vez, até agora, que um Presidente vivo não compareceu à posse do seu antecessor foi em 1869, quando Ulysses S. Grant recusou-se a dividir a carruagem com seu antecessor Andrew Johnson, que ficou na Casa Branca.
Antes, John Adams, em 1801 e John Quincy Adams, em 1829, tinham feito o mesmo.
O Presidente-eleito Joe Biden não fez qualquer comentário.
Entretanto, todos os antigos Presidentes vivos estarão presentes na cerimónia de posse, à excepção de Jimmy Carter, de 96 anos, por motivos e saúde.
Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama já confirmaram a sua presença.
Por outro lado, fontes próximas do vice-presidente Mike Pence admitem que ele possa assistir à posse, na qual deve transmitir o cargo à vice-presidente eleita, Kamala Harris.