Links de Acesso

Diálogo de Segurança Energética EUA-Angola leva governante a Luanda


Geoffrey Pyatt, secretário Adjunto de Recursos Energéticos dos Estados Unidos
Geoffrey Pyatt, secretário Adjunto de Recursos Energéticos dos Estados Unidos

Geoffrey Pyatt, secretário Adjunto de Recursos Energéticos dos Estados Unidos, chega a Angola na quarta-feira com energia na agenda

O secretário Adjunto de Recursos Energéticos dos Estados Unidos chega a Luanda na quarta-feira, 12, para no dia seguinte participar no terceiro Diálogo de Segurança Energética (ESD) EUA-Angola, como resultado do encontro entre o Presidente Joe Biden e o seu homólogo angolano na Casa Branca, em dezembro de 2023.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 10, o Departamento de Estado americano informa que Geoffrey R. Pyatt e o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, e o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vão falar sobre “os objetivos de segurança energética, transição energética e descarbonização de Angola, incluindo minerais raros”.

Angola e EUA firmam acordo de 2 biliões de dólares em energia solar
please wait

No media source currently available

0:00 0:08:44 0:00

Os dois governos vão apostar “nas ambições de Angola de maior acesso à energia e geração de energia”, acrescenta a nota.

De acordo com a nota, o diálogo reflete a profunda cooperação histórica entre os Estados Unidos e Angola sobre energia, reforçada por 900 milhões de dólares em investimento dos EUA em energia limpa finalizado na Cimeira Empresarial EUA-África em Dallas, Texas.

Esta visita segue-se às “viagens de alto nível a Angola” realizadas recentemente “pelo secretário Antony Blinken, o secretário de Defesa Lloyd Austin, a administradora da USAID Samantha Power, o vice-secretário de Estado Richard Verma e a presidente do EXIM, Reta Jo Lewis”.

Antes de chegar a Luanda, Geoffrey R. Pyatt desloca-se a Berlim, onde juntar-se-á ao subsecretário Jose W. Fernandez na delegação dos EUA liderada pela representante especial para a recuperação económica da Ucrânia, Penny Pritzker.

Ele participará numa reunião do grupo de coordenação energética da Ucrânia do G7+ e manterá discussões bilaterais com o setor privado e parceiros governamentais com foco na organização de assistência de emergência para o setor energético da Ucrânia.

Fórum

XS
SM
MD
LG