O presidente da UNITA considerou que o Presidente Donald Trump fez um discurso essencialmente para o povo americano ao dizer que “a partir de hoje há uma nova condução para os Estados Unidos”.
“Ele dirigiu-se essencialmente àqueles que ficaram sem emprego, àqueles que estão a perder as escolas e àqueles que estão a enveredar-se para as drogas exactamente por causa da pobreza, dando-lhes a esperança de que tudo isso acabou e que vai mudar a vida deles”, referiu Isaías Samakuva como primeiras impressões ao discurso de posse do novo Presidente.
Em conversa com a VOA nos estúdios aqui em Washington, o líder da UNITA destacou também o facto de Donald Trump ter-se referido à solidariedade e à necessidade de debater as diferenças.
Em matéria de política externa, Samakuva sublinhou ele ter “prometido defender as suas fronteiras e as fronteiras dos outros”.
O líder da UNITA achou “bastante interessante ter-se referido à quantidade de dinheiro que se gasta na ajuda aos países estrangeiros quando no seu próprio país há crianças que não têm de comer”.
Para Samakuva, esta mensagem se dirige a todos os políticos que têm de saber que “quando governam, devem fazê-lo para servir o povo”.
“Quem governa não está lá para se servir, mas para servir o povo e esta é a mensagem que o Presidente Donald Trump quis deixar ao povo americano”, concluiu o presidente da UNITA.