Links de Acesso

Cimeira de Luanda concorda em cessar fogo para o leste da RDC


Félix Tshisekedi, Presidente da RDC, sentado na sala de reuniões logo após ter sido recebido por João Lourenço, Presidente de Angola, em Luanda.
Félix Tshisekedi, Presidente da RDC, sentado na sala de reuniões logo após ter sido recebido por João Lourenço, Presidente de Angola, em Luanda.

M23 deve retirar-se e desarmar, acordam os chefes de estado presentes à cimeira de Luanda

Dirigentes africanos reunidos em Luanda acordaram no fim de hostilidades no leste da República Democrática do Congo a partir de sexta-feira.

Desconhece-se no entanto qual a reacção do grupo rebelde M23 que o Congo Democrático diz ser apoiado pelo Ruanda.

Participaram na cimeira além do presidente angolano João Lourenço o Presidente do Burundi, Évariste Ndayishimiye, da RDC, e o antigo Chefe de Estado do Quênia, Uhru Kenyatta, mediador do conflito por parte dos Estados da África Oriental.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Ruanda, Vincent Biruta, esteve em Luanda a representar o Presidente Kagame do Ruanda que ao contrário do que estava previsto não compareceu.

O comunicado final diz que os rebeldes do movimento M23 se devem “retirar das áreas ocupadas” e regressar à suas posições iniciais em Sabinio do lado da RDC, sob control das das Forças Armadas da República Democrática do Congo, da força regional e ainda da força da ONU a MONUSCO.

Angola acolhe novas conversações com líderes africanos para abordar tensão RDC - Ruanda
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:36 0:00

Um comunicado final diz que a Comunidade de Países da África Oriental continuará a enviar tropas para a região.

O comunicado diz ainda que deve cessar todo o apoio politico militar ao M23 e a todos os outros grupos armados locais e estrangeiros a operarem no leste da RDC e na região.

Fórum

XS
SM
MD
LG