Pela primeira vez desde que tomou poder como Presidente da República de Moçambique em 2004, Armando Emílio Guebuza reuniu-se hoje na cidade de Nampula com o líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama.
O encontro foi solicitado pelo chefe do Estado moçambicano e decorreu a portas fechadas no edifício do governo provincial de Nampula.
Segundo Afonso Dhlakama que falava aos órgãos de comunicações social, momentos depois do encontro com o chefe do Estado, terá colocado diversas questões relacionados com a departidarização do Estado, revisão da lei eleitoral, uniformização do exercido moçambicano entre outras questões que afectam o desenvolvimento político e a reconciliação nacional.
"Foi uma conversa boa e certamente vai produzir bons resultados" disse Afonso Dhlakama.
O líder da Renamo fez saber que durante o encontro que durou cerca de uma hora, ficou decidido que será brevemente criada uma comissão envolvendo membros da Renamo e da Frelimo para prosseguir com negociações e diálogos sobre diversas questões políticas, económicas e sociais.
Se haverá ou não manifestações, Dhlakama disse que dependerá do trabalho dessa comissão a ser criada brevemente. E deixou claro que o encontro com Guebuza não era para cancelar os planos da manifestação.
O chefe do Estado, Armando Emílio Guebuza não falou à comunicação social.