Washington, 02 Dez - Uma campanha internacional de caça ao homem está em curso, contra o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, que coincidentemente é acusado pela justiça sueca por agressão e violação sexual.
Assange é o homem que está por detrás das recentes publicações das correspondências diplomáticas americanas, e as notícias indicam que ele encontra-se algures no Reino Unido.
A imprensa inglesa divulgou hoje que as autoridades têm conhecimento que Julian Assange está escondido na região sudeste do país. Os jornais informam que o australiano de 39 anos, forneceu aos serviços competentes a sua morada e o seu número de telefone, quando chegou ao Reino Unido no passado mês de Outubro.
O seu advogado inglês, Mark Stephens, disse ontem a CNN que a polícia inglesa sabe da localização exacta do seu constituinte.
As autoridades inglesas dizem entretanto, estarem a espera que a Suécia volte a emitir o mandado de captura internacional inicialmente invalidado por causa de erros de procedimento. A justiça sueca disse, por seu lado, que o novo documento deverá ser emitido a qualquer momento.
Julian Assange já tinha sido alvo de um mandado de captura internacional no passado mês de Agosto quando os procuradores suecos o intimaram para a uma queixa de agressão e violação sexual, mas o seu advogado diz que Assange está a ser perseguido e não processado pela justiça.
O advogado de Assange na Suécia, Björn Hurtig disse por seu lado que vai contestar toda e qualquer medida visando a sua extradição para Estocolmo.
Hurtig recusou entretanto, em dizer onde se encontra o seu cliente.
Julian Assange que está na origem das recentes publicações dos cabos diplomáticos americanos, poderá responder igualmente por queixas a ser movidas pelos Estados Unidos. Por enquanto tudo parece ser uma coincidência.
A Interpol acaba de o colocar na sua lista de indivíduos mais procurados no mundo pela polícia.